O Barcelona perdeu por 0-3 com o Mónaco na Gamper Cup, e o novo treinador Flick sofreu um grande revés na estreia. No jogo, a exibição geral do Barcelona foi medíocre, e os adeptos ficaram desiludidos com a derrota da equipa e questionaram a estratégia da equipa técnica. Esta derrota também revelou muitos ajustes e melhorias que Flick precisava de fazer.
No início do jogo, o Barcelona tentou controlar a situação camisolas do benfica, mas o entusiasmo inicial do ataque foi rapidamente suprimido pelo contra-ataque do Mónaco. Os médios Casado, Bernal e Pablo Torre não tiveram maturidade suficiente contra adversários experientes. O principal avançado da equipa, Lewandowski, quase não representou qualquer ameaça no jogo, e a contribuição ofensiva do defesa Kounde também foi bastante limitada, e o poder de fogo ofensivo geral foi significativamente insuficiente. Além disso, as condições do relvado do novo estádio Montjuic também tiveram um impacto negativo no desempenho da equipa.
No segundo tempo, a defesa do Barcelona cometeu um erro importante e o Mónaco marcou facilmente. O moral da equipa estava em baixo após sofrer o golo, e a ponta ofensiva parecia carente de criatividade. Embora Gundogan tenha entrado como suplente para tentar reverter a situação, não só não conseguiu mudar, como deu ao Mónaco um penálti devido a uma falta, ampliando ainda mais o marcador. A aparição de Ming Yamar também não conseguiu alterar a situação da equipa. No final, o Barcelona terminou o jogo com uma derrota por 0-3, e os adeptos vaiaram para manifestar a sua insatisfação com o desempenho da equipa.
Os adeptos do camisolas Barcelona sempre tiveram grandes expectativas em relação à equipa e o desempenho neste jogo não correspondeu, obviamente, a essas expectativas. Face à próxima temporada, a equipa precisa de melhorar a sua força geral o mais rapidamente possível e encontrar os ajustes táticos certos para enfrentar os desafios mais severos do campeonato. A trajetória de treinador de Flick tem obviamente ainda muito trabalho a fazer.